Prezado cliente,
Gostaríamos de informar que, a partir de 18 de fevereiro, o GDS Sabre no Brasil passará a participar de uma alteração na lógica de identificação das companhias aéreas validadoras de bilhetes. Essa mudança trará benefícios significativos, melhorando o processo de pesquisa, tarifamento e emissão de bilhetes, com o objetivo de oferecer as opções de tarifas mais baixas.
Principais Benefícios:
- Cias aéreas validadoras alternativas: Oferta de companhias aéreas validadoras alternativas para itinerários com acordos interline, quando possível.
- Atribuição automática de cia aérea validadora: O sistema identificará automaticamente uma companhia aérea validadora caso a original não possa ser atribuída devido à falta de acordos interline.
- Mensagens de erro: Exibição de mensagens de erro quando nenhuma opção autorizada de emissão no Brasil for encontrada, tanto na pesquisa quanto no tarifamento.
- Nova tabela de Validating Carrier: Apresentação atualizada das companhias aéreas com acordos interline e suas respectivas validadoras.
- Proposta de cias aéreas alternativas: Caso a companhia aérea operadora do itinerário não seja representante no BSP do Brasil, será proposta automaticamente uma companhia aérea alternativa com acordo de GSA (é uma companhia que representa outra para emissão de passagens em um país específico e dentro de um plano de liquidação determinado. A GSA deve possuir um acordo de emissão de bilhetes interline com a companhia que está representando, bem como com todas as outras companhias envolvidas no itinerário).
Formatos e Diretrizes Importantes:
- Verificar as companhias aéreas validadoras no Brasil e as diretrizes de validação automática:
WB*BR/1S/BSP
- Verificar acordos interline:
WBIA*(cia aérea validadora)/BR/1S Exemplos: WBIA*JJ/BR/1S
Casos Práticos:
Quando a companhia aérea principal não é emissora no Brasil: O sistema aplicará automaticamente uma companhia aérea alternativa válida. Por exemplo, se a companhia aérea JQ não for participante do BSP Brasil, a companhia HR será aplicada como alternativa.

Cia aérea alternativa: Quando a companhia aérea validadora for definida, o sistema verificará automaticamente se outras companhias aéreas participantes do BSP Brasil oferecem a mesma tarifa, apresentando-as como alternativas. Exemplo: Se a validação for com a UA, o bilhete também pode ser emitido com a NH, caso esta ofereça a mesma tarifa.
Para aplicar uma companhia aérea alternativa, utilize o qualificador A(cia aérea validadora).

Cias aéreas opcionais: Em casos onde múltiplas companhias aéreas validadoras retornam a mesma tarifa, o Sabre não indicará automaticamente uma alternativa. O agente de viagens deverá definir a validadora, aplicando o qualificador A(cia aérea) para armazenar o PQ.
Quando uma companhia aérea nomear mais de um GSA, e dois ou mais GSAs retornarem a mesma tarifa, a indicação da companhia aérea validadora será deixada em branco, com os GSAs disponíveis listados como alternativas, em ordem alfabética.

Atenção: Nestes casos, a precificação pode não ser armazenada no registro PQ, gerando uma mensagem de erro.

Será necessário refazer a cotação, indicando uma das companhias aéreas validadoras com o qualificador A(cia aérea validadora).
Agradecemos pela sua atenção e permanecemos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.
Atenciosamente,
|