Status de Pedido

Status de Pedido | Backend

Como identificar os diferentes status de pedido no sistema Backend

O Backend é o sistema interno pelo qual acompanhamos os pedidos realizados no site ou nos canais de atendimento (alteração, crédito, nova compra).


Ele mostrará o status da reserva até a emissão e em alguns casos, até o cancelamento. É de extrema importância que saibamos analisar corretamente as informações presentes no sistema, para que as solicitações sejam atendidas de acordo com a demanda do passageiro e a reserva dele.

 

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Atenção: O Backend não é atualizado automaticamente quando a reserva sofre alguma mudança depois que ele foi finalizado (emitido). 

Sendo assim, é importante validar a reserva no sistema das cias aéreas.

 

 

Tipos de Status de Reservas

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Emitido Automaticamente: Significa que a emissão do bilhete foi realizada de maneira automática (via robô).

 
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Emitido: Significa que a emissão do bilhete foi realizada com intervenção humana (emitido por um consultor do time de emissão).

 

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Reservado: Significa que a reserva está em análise departamental.

 

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Cancelado:

Pode significar...

  1. Reprovado (Blacklist ou por análise de antifraude);
  2. Problema no pagamento (cartão de crédito não autorizado);
  3. Solicitação do passageiro dentro das 24 horas da compra (TK).

Dica: Analise as informações de pagamento e de análise interna.

Na dúvida, procure na central de ajuda se o cliente possui algum ticket em aberto com alguma solicitação de cancelamento.

 

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Desistência:

Pode significar...

  1. Problema no pagamento (cartão de crédito não autorizado);
  2. Solicitação do passageiro dentro das 24 horas da compra (VOID).

Dica: Analise as informações de pagamento e de análise interna.

Na dúvida, procure na central de ajuda se o cliente possui algum ticket solicitando cancelamento.

 

Erro de emissão automática: Robô não conseguiu emitir (falha no pagamento) .

Dica: Verifique se a reserva do cliente está ativa no sistema da cia e comunique a equipe de emissão.

 

Reemissão: Status utilizado pela equipe de Alteração/Uso de crédito. Esse tipo de reserva não é realizada via site.

Dica: Solicite para que o cliente aguarde a finalização do processo solicitado através de e-mail.

Na dúvida, verifique se existe algum ticket aberto na central de ajuda sobre o tema e/ou procure o time responsável para mais informações.

 

Requer PV1:  Significa que a reserva está em espera, geralmente utilizado para novas reservas em processo de alteração ou nova compra com o time de Vendas.

Dica: Verifique se existe algum ticket aberto na central de ajuda sobre o tema e/ou procure o time de emissão para mais informações.

 

Reemitido: Significa que este pedido provém de uma solicitação de Alteração/Uso de crédito realizada com sucesso. Esse tipo de reserva não é realizada via site.

 

Quando a reserva  estiver com o Status Reservado, podemos ter as seguintes combinações com o a Analise interna:

 

Pendente: Significa que a equipe de análise está aguardando alguma informação adicional do cliente para realizar a aprovação do pedido.

Neste caso:

  • Verificamos qual é a data da viagem (se for com menos de 48 horas de antecedência), acione o time de análise através do grupo no g-talk).
  • Caso a viagem tenha mais de 48 horas de antecedência, oriente o cliente a aguardar a finalização do seu pedido através de e-mail e deixe-o avisado que poderemos entrar em contato caso necessário via WhatsApp ou telefone para realizar confirmações adicionais

 

Análise Manual Solicitada: Significa que a equipe de análise entrou em contato com o cliente para realizar confirmações adicionais antes de aprovar o pedido.

Neste caso:

  • Verificamos qual é a data da viagem (se for com menos de 48 horas de antecedência), acione o time de análise através do grupo no g-talk).
  • Caso a viagem tenha mais de 48 horas de antecedência, questione o cliente  se ele recebeu nosso contato via WhatsApp ou telefone para confirmações adicionais. Se o cliente informar que não recebeu nenhum contato, solicite telefone e e-mail atualizado e contate o time de análise através do g-talk, informando o contato atualizado do cliente).

 

Aguardando Documentação: Significa que a equipe de análise solicitou alguma informação ou documento adicional para realizar a aprovação do pedido e está aguardando o retorno do cliente.

Neste caso:

  • Verificamos qual é a data da viagem (se for com menos de 48 horas de antecedência), acione o time de análise através do grupo no g-talk).
  • Caso a viagem tenha mais de 48 horas de antecedência, questione o cliente  se ele recebeu nosso contato via WhatsApp ou telefone para solicitações adicionais. Se o cliente informar que não recebeu nenhum contato, solicite telefone e e-mail atualizado e contate o time de análise através do g-talk, informando o contato atualizado do cliente).

 

Retido 1: Significa que o time de análise entrou em contato com o cliente, mas não obteve êxito.

Neste caso:

  • Verificamos qual é a data da viagem (se for com menos de 48 horas de antecedência), acione o time de análise através do grupo no g-talk).
  • Caso a viagem tenha mais de 48 horas de antecedência, questione o cliente  se ele recebeu nosso contato via WhatsApp ou telefone para solicitações adicionais. Se o cliente informar que não recebeu nenhum contato, solicite telefone e e-mail atualizado e contate o time de análise através do g-talk, informando o contato atualizado do cliente). 

 

Aprovado por Validação: Significa que o departamento de análise realizou todas as confirmações com o cliente e o pedido entrará na fila de emissão.

Dica: Solicite para que o cliente aguarde a finalização do procedimento através de e-mail.

 

Aprovado por Histórico: Significa que o departamento de análise realizou a aprovação do pedido baseado no histórico de compras do cliente o pedido entrará na fila de emissão.

Dica: Solicite para que o cliente aguarde a finalização do procedimento através de e-mail.

 

Modelo para contato com o time de análise no G-talk:

 

Bom dia/tarde/noite, tudo bem?


Podem verificar por favor? Pax no chat , status no Backend consta como xxxxxxx. Embarque no dia xx/xx/202x
 

Telefone de contato: xxxxxxxxxxxx
E-mail utilizado na compra: xxxxxxxxx
E-mail atualizado: xxxxxxxx (caso necessário)
Número do pedido: xxxxxxx

Link Backend: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

Obrigado.