Regra Geral 24 Horas (VOID e TK)

Regra Geral 24 Horas (VOID e TK)

Regra geral de procedimentos para cancelamentos do tipo VOID e TK em reservas emitidas em trechos nacionais

Devemos considerar a "Data de Emissão" do sistema da Companhia Aérea 

Captura de tela 2025-09-09 131835

Toda e qualquer situação que o consultor perceba que poderá ocorrer prejuízo a ZUPPER, deverá contatar o cliente de imediato. 

Caso que seja Multi-trecho deverá contatar o cliente antes de tomar qualquer ação no pedido.  

 

Reembolso 24h (TK):

  • Canal CIA: Fila de estorno DU2 (apenas caso cobrada separadamente a DU2) + Inserir na planilha do reembolso RIO.  

  • Canal Zupper: Fila de estorno total Zupper  + Inserir na planilha do reembolso RIO.    

  • PIX: Fila de estorno total Paymee  + Inserir na planilha do reembolso RIO. 

 

         Status do Backend deverá ser alterado para "Cancelado"

 

Devemos abrir um ticket caso não conste uma solicitação e lançar o pedido de reembolso através do Hubspot.

 

Reembolso 24h (VOID):

  • Canal CIA: Fila de estorno DU2 (apenas caso cobrada separadamente a DU2) + Contabilização interna VOID (caso NÃO cobrada DU2). 

  • Canal Zupper: Fila de estorno total Zupper  

  • PIX: Fila de estorno total Paymee  

 

         Status do Backend deverá ser alterado para "Desistência"

 

Padrões de tarefas de ESTORNO e CONTABILIZAÇÃO INTERNA 

1. Estornos/Devoluções (DU2/Canal Zupper/PayMee)

- Estorno DU2 (Canal CIA.) - FILE

- Estorno Valor Total (Canal Zupper) - FILE

- Estorno Valor Total (PayMee) - FILE

- Estorno Valor Parcial (Canal Zupper) - FILE

- Estorno Valor Parcial (PayMee) - FILE

- Estorno Hotel - FILE

 

Comentários: 

Informar o bilhete VOID e tipo de estorno se DU2 (Canal CIA.) ou Valor Total (Canal Zupper Ou PayMee).



2. Contabilização Interna

Assunto: VOID 

 

Comentário: 

2.TE 9572135782890 FRANC/L SAO4AC@ 0128/01DEC 

0.TV 9572135782890 *VOID* SAO4AC9 1222/01DEC

 

O que é ?

ADM_ Contabilização Interna: para os casos em que precisamos notificar o setor sobre RESERVAS/REMISSÕES INVOL./SERVIÇOS fora do Backend 

ADM_ Estorno: para os casos  de estorno ( Void/24horas)

 

*Essas informações foram conferidas e confirmadas pelo líder da área, então outro procedimento que lhe passarem está fora das diretrizes. 

*Última atualização foi feito no dia 13/01/2025, confirmei com o Kaique da ADM. 

 

 

CHECKLIST DO PROCESSO DE CANCELAMENTO 24H (VOID)  

 

1- CANCELAR NA CIA;

2- CRIAR TAREFA DE ESTORNO (Pagto. Zupper ou CIA com DU2)

3 - COMUNICAR O CLIENTE (HubSpot)

4- MUDAR O STATUS NO BACKEND




CHECKLIST DO PROCESSO DE CANCELAMENTO 24H (TK)

 

1- CANCELAR NA CIA;

2- CRIAR TAREFA DE ESTORNO (Pagto. Zupper ou CIA com DU2)

3 - COMUNICAR O CLIENTE (Hubspot)

4- MUDAR O STATUS NO BACKEND

5- ABRIR PROCESSO DE REEMBOLSO (Hubspot)