Regra geral de procedimentos para cancelamentos do tipo VOID e TK em reservas emitidas em trechos nacionais
Devemos considerar a "Data de Emissão" do sistema da Companhia Aérea
Toda e qualquer situação que o consultor perceba que poderá ocorrer prejuízo a ZUPPER, deverá contatar o cliente de imediato.
Caso que seja Multi-trecho deverá contatar o cliente antes de tomar qualquer ação no pedido.
Reembolso 24h (TK):
-
Canal CIA: Fila de estorno DU2 (apenas caso cobrada separadamente a DU2) + Inserir na planilha do reembolso RIO.
-
Canal Zupper: Fila de estorno total Zupper + Inserir na planilha do reembolso RIO.
-
PIX: Fila de estorno total Paymee + Inserir na planilha do reembolso RIO.
Status do Backend deverá ser alterado para "Cancelado"
Devemos abrir um ticket caso não conste uma solicitação e lançar o pedido de reembolso através do Hubspot.
Reembolso 24h (VOID):
-
Canal CIA: Fila de estorno DU2 (apenas caso cobrada separadamente a DU2) + Contabilização interna VOID (caso NÃO cobrada DU2).
-
Canal Zupper: Fila de estorno total Zupper
-
PIX: Fila de estorno total Paymee
Status do Backend deverá ser alterado para "Desistência"
Padrões de tarefas de ESTORNO e CONTABILIZAÇÃO INTERNA
1. Estornos/Devoluções (DU2/Canal Zupper/PayMee)
- Estorno DU2 (Canal CIA.) - FILE
- Estorno Valor Total (Canal Zupper) - FILE
- Estorno Valor Total (PayMee) - FILE
- Estorno Valor Parcial (Canal Zupper) - FILE
- Estorno Valor Parcial (PayMee) - FILE
- Estorno Hotel - FILE
Comentários:
Informar o bilhete VOID e tipo de estorno se DU2 (Canal CIA.) ou Valor Total (Canal Zupper Ou PayMee).
2. Contabilização Interna
Assunto: VOID
Comentário:
2.TE 9572135782890 FRANC/L SAO4AC@ 0128/01DEC
0.TV 9572135782890 *VOID* SAO4AC9 1222/01DEC
O que é ?
ADM_ Contabilização Interna: para os casos em que precisamos notificar o setor sobre RESERVAS/REMISSÕES INVOL./SERVIÇOS fora do Backend
ADM_ Estorno: para os casos de estorno ( Void/24horas)
*Essas informações foram conferidas e confirmadas pelo líder da área, então outro procedimento que lhe passarem está fora das diretrizes.
*Última atualização foi feito no dia 13/01/2025, confirmei com o Kaique da ADM.
CHECKLIST DO PROCESSO DE CANCELAMENTO 24H (VOID)
1- CANCELAR NA CIA;
2- CRIAR TAREFA DE ESTORNO (Pagto. Zupper ou CIA com DU2)
3 - COMUNICAR O CLIENTE (HubSpot)
4- MUDAR O STATUS NO BACKEND
CHECKLIST DO PROCESSO DE CANCELAMENTO 24H (TK)
1- CANCELAR NA CIA;
2- CRIAR TAREFA DE ESTORNO (Pagto. Zupper ou CIA com DU2)
3 - COMUNICAR O CLIENTE (Hubspot)
4- MUDAR O STATUS NO BACKEND
5- ABRIR PROCESSO DE REEMBOLSO (Hubspot)