Olá viajante.
A bagagem é um dos itens essenciais a serem considerados ao planejar sua viagem. Por isso, é fundamental estar ciente do que é permitido ou não dentro dela, bem como suas dimensões, peso e custos, a fim de evitar contratempos desagradáveis durante o seu passeio.
TIPOS DE BAGAGENS
Bagagem de mão
A bagagem de mão pode ser considerada como uma bolsa, mochila ou até mesmo uma mala pequena. Nela você deve guardar seus itens pessoais ou de valor, como dinheiro e aparelhos eletrônicos. Essa bagagem é um direito gratuito para todos os passageiros e deve ser colocada de forma segura no avião, então é importante que siga as medidas e peso especificados.
Um padrão de peso e medidas é adotado pelas companhias aéreas para voos nacionais:
- Objeto pessoal – bolsa ou mochila – com as seguintes medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm (comprimento x largura x altura);
- Mala de mão com as seguintes medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.
Para voos internacionais, é recomendável verificar as condições e regulamentos específicos de cada companhia aérea.
Bagagem despachada
A bagagem despachada ou bagagem de porão, ao contrário da anterior, é maior e será acomodada no compartimento de carga da aeronave. A partir de 2017, as companhias aéreas passaram a oferecer bilhetes que não incluem a bagagem despachada, resultando em diferentes custos na aquisição do serviço de despacho de bagagens.
É importante estar ciente dos principais fatores que afetam o custo desse serviço:
- Verifique se a sua passagem inclui a bagagem despachada ou apenas a bagagem de mão.
- Prefira contratar a franquia de bagagem diretamente pelo canal da companhia aérea. Essa escolha pode render uma economia de até 50%.
- O preço da bagagem despachada pode variar conforme a quantidade de bagagens despachadas, data da viagem, rota, alta ou baixa temporada e antecedência da compra.
Para evitar problemas e taxas extras, verifique os limites de peso e tamanho das bagagens antes de viajar.
Se precisar transportar itens grandes ou frágeis, como bicicletas ou instrumentos musicais, avise a companhia aérea com antecedência, pois há regras e taxas específicas.
Confira os itens permitidos na mala de mão e despachada, respeitando as normas da companhia aérea, especialmente sobre líquidos.
Crianças de 0 a 23 meses não têm direito a franquia de bagagem, mas é permitido levar um item pessoal, como um carrinho de bebê desmontável, berço portátil ou cadeirinha de carro certificada.
VOOS INTERNACIONAIS
Para voos internacionais, é necessário verificar no site de cada companhia aérea.
Ainda tem alguma dúvida?
Fale com o nosso time clicando aqui 👇