Olá Viajante!
- A e B - Alimentos e Bebidas
Área responsável pela produção de preparações dos alimentos a serem servidos nos diversos pontos de vendas de um hotel.
- ALL INCLUSIVE ou tudo incluído
Regime alimentar que inclui todas as refeições: café da manhã, almoço, jantar, bem como lanches e bebidas. Em alguns casos também estão inclusos alguns serviços e passeios. Este modelo é muito comum em resorts e hotéis de grande porte.
- ALLOTMENT
Quando o hotel garante uma qualidade específica de apartamentos para um intermediário (agências de viagens, por exemplo). Assim, estes quartos podem ser vendidos sem a necessidade de consultar disponibilidade ao hotel.
- AMENITIES
Amenidades, produtos disponibilizados aos hóspedes em seus quartos, como itens de banho, por exemplo.
- BRUNCH
Uma junção de café da manhã (breakfast) e almoço (lunch), o brunch é basicamente uma refeição reforçada que além de itens de café da manhã, como pães e iogurtes, inclui pratos quentes, como massas e molhos. Em geral, começa a ser servido a partir das 11:00 horas, a fim de cobrir ambas as refeições.
- CHD
Abreviação de "Children" (criança em inglês), representa na maioria dos casos crianças até 12 anos.
- CHECK-IN
Procedimento de chegada e registro do hóspede no hotel.
- CHECK-OUT
Procedimento de saída do hóspede do hotel, incluindo o fechamento de sua conta.
- CM, CAFÉ DA MANHÃ ou BREAKFAST
Regime alimentar que inclui apenas o café da manhã. Dentro desta classe, existem ainda algumas variações nos modelos de café da manhã:
- American Breakfast, o Café da Manhã Americano: é o modelo mais completo e geralmente inclui pão de forma, ovos, bacon ou salsicha, geleia, manteiga, panquecas, cereal, suco e chá ou café, entre outros.
- Continental Breakfast, o Café da Manhã Continental: é um modelo mais simples de café, geralmente inclui pão, torradas, manteiga, leite, café entre outros.
- English Breakfast, o Café da Manhã Inglês: Como o próprio nome sugere, é um modelo mais comum no Reino Unido e geralmente inclui torradas, ovos, bacon, geleia, manteiga, cereais chá ou café;
- DAY USE
Tarifa especial que contempla a utilização dos serviços e infraestrutura do hotel, como piscinas, restaurantes, sala de jogos, spa, entre outros.
- DELUXE (DLX)
Representa a categoria luxo dos quartos de um meio de hospedagem, sendo superior às demais em todos os quesitos.
- DOUBLE ROOM (DBL) ou quarto casal
Quarto destinado a duas pessoas com uma cama de casal.
- EARLY CHECK-IN
Entrada do hóspede antes do horário estabelecido pelo hotel, que em alguns casos, quando não é abonado, é cobrado como Day Use ou diária extra.
- FAP, FULL BOARD ou PENSÃO COMPLETA
Regime alimentar que inclui as três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar, sendo as bebidas cobradas à parte.
- FNRH ou Ficha Nacional de Registro de Hóspede ou ficha obrigatória
entregue para preenchimento dos dados do hóspede no momento do check-in.
- LATE CHECK-OUT
Saída do hóspede depois do horário, se não combinado com o hotel, pode gerar cobrança extra.
- MAP ou MEIA PENSÃO
Regime alimentar que inclui café da manhã e mais uma refeição (almoço ou jantar).
- NO SHOW
Se refere a reserva confirmada e que não houve o comparecimento e/ou cancelamento prévio por parte do hóspede.
- OVERBOOKING
Quando a quantidade de reservas é superior à capacidade do hotel.
- PAX
Sigla utilizada para indicar passageiros ou hóspedes, tanto na aviação quanto na hotelaria.
- ROOM SERVICE
Serviço de quarto
- ROOMING LIST
Lista de hóspede por acomodação
- SINGLE ROOM (SGL) ou quarto solteiro
Quarto para uma só pessoa com uma cama de solteiro.
- STANDARD (STD)
Representa a categoria de quarto mais simples, oferecendo os amenities básicos e serviços padrão.
- SUPERIOR
Representa uma categoria acima da standard, comumente categorizada por ser superior em tamanho, qualidade de mobília, vista e serviços oferecidos.
- TRIPLE ROOM (TPL) ou quarto triplo
Quarto destinado a três pessoas, podendo haver três camas de solteiro ou uma cama de casal e uma de solteiro.
- TWIN ROOM (TWN) ou quarto duplo solteiro
Quarto destinado a duas pessoas com duas camas de solteiros.
- UH ou Unidade Hoteleira
Cada quarto de um hotel ou pousada
- UPGRADE
Situação que beneficia o hóspede que é contemplado com um quarto de categoria superior ao que foi reservado.
- VOUCHER
É um contrato entre o meio de hospedagem e o hóspede, servindo como um comprovante dos serviços contratados.
- WAKE-UP CALL
Chamada solicitada aos recepcionistas e telefonistas do hotel para acordar um hóspede.
- WELCOME DRINK ou drink de boas-vindas
Drink oferecido pelo hotel para recepcionar os hóspedes em grande estilo.